Menu de Hardware

IBM anuncia novo processador Power7, para servidores

A IBM anunciou a sua nova geração de CPU RISC, o Power7. O novo chip tem como destino o uso em servidores IBM AIX Unix, suportando o sistema da IBM e qualquer outra distribuição Linux nativamente ou em um código de tradução binária x86. A principal novidade é o aumento no número de núcleos, além de melhorias de desempenho por núcleo: agora há 8 núcleos, todos capazes de processar quatro tarefas simultaneamente, reduzindo significantemente os tempos de espera.

Se comparado aos antigos Power6, o novo Power7 possui uma maior performance a uma frequência mais baixa, além da adição de execução fora de ordem, recurso inexistente na versão anterior. A largura de banda foi aumentada, através de dois controladores de memória DDR3 que conseguem atingir um total de 100 Gbps em transferências prolongadas, por chip. Há ainda 32 MB de cache L3 no meio de cada chip; o cache L3 é também o primeiro em processador comercial a usar "embedded DRAM" (eDRAM), ou "DRAM embutida", que requer um transístor por dispositivo, bem menos que o tradicional "static RAM" (SRAM), ou "RAM estática", que requer seis transístores, apesar de ser mais rápido e requerer menos ventilação. A IBM afirma que já tratou das duas questões.

O consumo de energia também diminuiu, através de uma melhoria no modo de suspensão, que deixa o chip com somente o necessário ligado. E para aumentar a confiabilidade, a IBM usou o chipkill X8 com código de correção de 64 bytes. Partições importantes do sistema podem ser ainda espelhadas, assim como em uma configuração RAID 1. Vale lembrar que o Power7 possui diversas melhorias na checagem por erros e em suas habilidades de evitar falhas.
Os processadores Power7 chegarão aos primeiros servidores em meados de 2010.


Fonte: Electronista

Recomendamos


0 comentários:

 

Copyright © 2009 Hardware Com Sagui. Todos os direitos reservados.