Menu de Hardware

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Memórias Dual Channel

O Dual Channel é nada mais nada menos, que ter duas controladoras de memória independentes.
Uma dúvida comum é que a controladora de memória tem 64 bits. Com duas controladoras de 64 bits no dual channel, teríamos então uma controladora de 128 bits? Teoricamente. Mas não funcionaria sem maiores mudanças em chipsets e arquiteturas, devido o Pentium 4 ser compatível com memória de 64 bits assim como o Athlon. Mas o dual channel funciona perfeitamente pois ambas controladoras são independentes uma da outra, com isso, existem duas controladores de 64 bits que trocam dados independentemente, assim sendo o Pentium 4 ou o Athlon não tem problemas. No final das contas, um sistema Dual Channel com DDR 400 é como um sistema Single Channel DDR 800 (não literalmente, mas para facilitar o entendimento).


Single Channel
Em um sistema Single Channel, onde existe somente uma controladora de memória.Basicamente, os dados saem da memória (somente um funil, como na foto), passam por um encanamento, chegando à controladora de memória. Depois, passam novamente por um encanamento chegando ao processador.


Dual Channel
Em um sistema Dual Channel, onde existem duas controladoras de memória.
Como no single channel, os dados saem da memória, passam por um encanamento e chegam à controladora de memória. Veja que no dual channel, existem dois funis, ambos independentes. Com isso, é possível entregar à controladora de memória o dobro de dados (teoricamente, o dobro de banda) de um sistema em single channel. Teoricamente, os dados são transferidos em 128 bits (64+64 bits = 128 bits). Com isso, a largura de banda das memórias pode acompanhar a do processador sem problemas.
A controladora de memória é basicamente um chefe de trânsito, coordenando os dados do southbridge (por exemplo, como dados dos discos rígidos, pci...), da memória e do processador.
Com duas controladoras independentes, temos então um sistema que pode ter o dobro de banda disponível. Com isso, o Pentium 4 com FSB 533 poderia ser tranquilamente alimentado com um sistema Dual de DDR 266. Veja que atualmente o Pentium 4 tem o FSB 800, o que já está no limite do Dual Channel DDR. No caso da plataforma Athlon, veja que os que tem FSB 333 podem ser simplesmente alimentados pela DDR 333, e os com FSB 400, pela DDR 400 sem necessidade do Dual Channel.

1 comentários:

Sagui disse...

muito bom bem explicado bem legal

 

Copyright © 2009 Hardware Com Sagui. Todos os direitos reservados.